Tuesday, August 18, 2009

A HISTÓRIA DO "FOGO-PAGOU"

Para minha filha Beatriz


Era uma vez uma linda floresta habitada por animais de todos os tamanhos. As árvores eram grandes e frondosas e no meio delas corria um rio que depois virava uma cachoeira.

Nessa floresta todos os animais eram amigos e o leão, o mais forte de todos os animais, cuidava da ordem. Quando havia qualquer problema era só procurar o rei leão que ele dizia o que estava certo ou errado e as coisas voltavam ao normal. Para ajudar a cuidar da floresta o rei leão contava com os guardiões da floresta, um grupo de animais de diferentes espécies que cantava assim:

- Nós somos os protetores da nossa floresta e nessa floresta ninguém faz o mal.

Certo dia os guardiões da floresta acharam um lindo passarinho que vivia bem no alto de uma árvore e de lá tudo podia enxergar. Foi então que eles pensaram que este passarinho podia ajudar a cuidar da floresta. Mas este solitário passarinho estava triste e não queria cantar. Ele ficava quieto e nada falava, mesmo com a insistência de outros passarinhos que achavam que ele podia ser muito importante para aquela comunidade. Diante de tanta insitência a única coisa que ele falou foi que um dia talvez ele pudesse cantar alegremente, mas que naquele momento ele preferia ficar isolado lá no alto de sua árvore.

Desolados e decepcionados os guardiões voltaram para o rei leão e contaram o que havia acontecido. O sábio rei dos animais aconselhou seus escudeiros a deixar o passarinho em paz com seus pensamentos. Na verdade ele tinha certeza de que um dia ouviria o canto do pássaro. E pediu que eles continuassem sua ronda normalmente.

Tudo continuou correndo bem até que um dia homens do mal que não gostavam da mamãe natureza invadiram a floresta fazendo muito barulho. Eles levavam gasolina e querosene e, com fósforos, começaram a colocar fogo nas árvores e nos arbustos. Assustados, todos os animais começaram a correr desesperados porque não teriam mais onde morar. O rei leão pediu a todos que tentassem se esconder, mas o fogo se alastrava muito rápido e os pobres animais não tinham msis onde se abrigar. O fogo foi ficando tão alto e forte que uma grande nuvem cinza de fumaça no céu se formou.

Foi então que homens do bem viram esta nuvem e correram para a floresta com seus caminhões de água e muita força de vontade. Eram os bombeiros, homens sempre à postos para combater o fogo. Rapidamente eles chegaram e começaram uma luta muito difícil contra o incêndio que aumentava cada vez mais. Com muita coragem eles lutaram horas e mais horas, durante dias e noites sem parar, e finalmente acabaram com o fogo.

Em meio a um grande silêncio, após o forte barulho das labaredas, um som bem forte, muito claro e bonito, começou a ser ouvido por toda a floresta. "Fogo-pagou" , "fogo-pagou", cantava aquele solitário passarinho que do alto de sua árvore podia ver que a floresta estava salva. Com este canto ele anunciava que o fogo tinha sido apagado. Era o som da alma da floresta, da vida de todos os animais, o canto da liberdade da mamãe natureza.

E assim, o passarinho que antes ficava só calado, passou a cantar "fogo-pagou" e seu canto serve até hoje para nos lembrar que devemos cuidar das árvores, dos animais e da natureza.

4 comments:

Edison Waetge Jr said...

Legal, Fê!

E welcome back!

Charlotterie said...

Fe,adorei!Vc tem outras estórias para crianças?Podiamos fazer umas ilustrações pra elas.O que vc acha?bjs
Pati

Marília said...

Sorte da Bia que tem um pai contador de histórias. Aposto que ela quer outras.Parabéns!

monografia básica said...

Olá, Fernando! Obrigada pela passagem na minha 'sala' e os recadinhos na parede.mais uma afinidade: também escrevo para crianças... Gosto dos seus textos!
Abração!