Thursday, January 08, 2009

PROFESSIA DE GANDHI



"Olho por olho e o mundo acabará cego"

Mahatma Gandhi

A barbárie no Oriente Médio promovida por Israel é um crime contra a humanidade. Ataques a alvos civis são uma covardia e as imagens de crianças mortas e feridas sendo tiradas de escombros chocam o mundo. Não há luta contra o terror que justifique a prática do próprio terror.

A histórica e controversa questão palestina parece estar fora de controle. Lideranças Israelenses justificam seus ataques por combaterem uma organização extremista. Reflexo da nova política externa e diplomática praticada no mundo após a queda das torres do WTC. Desde 2001 o combate ao terrorismo vem endoçando práticas extremistas que nada mais fazem do que aumentar o próprio nível de violência dos conflitos. Sendo que, como se percebe neste momento, a violência é maior por parte de quem, supostamente, está combatendo o agressor. Na realidade, uma inversão de papéis: de defensor, passa-se a agressor. Basta ver as estatíticas destes onze dias de conflitos. Do lado Israelense, dez mortos, seis soldados e quatro civis. Do lado palestino, aproximadamente 700 vítimas fatais, a maior parte delas, civis.

Desde os terríveis ataques às torres gêmeas, tenho acompanhado uma crescente queda no nível de tolerância entre as partes beligerantes e uma menor disposição para acordos de paz. Cada vez mais o que vejo é a aceitação do uso da violência acompanhado por uma enorme preocupação em se justificar a utilização de meios mais agressivos e violentos preterindo a prática da negociação. Desde então, o que se percebe é um menor esforço diplomático, uma menor vigilância e intervenção dos órgãos mediadores e um velado aval da opinião pública quando se trata da "guerra ao terror".

Se não estiver enganado, o mundo, após o 11 de setembro, tornou-se não só mais violento, como também - o que é pior - mais conivente com o uso do poder bélico e da força bruta. Se, em breve, não formos capazes de reverter este processo, estaremos cada vez mais próximos da cegueira profetizada por Gandhi.

1 comment:

Fabio Martinelli said...

Fala Fê:
Tema delicado. Conversamos um pouco a respeito, e embora eu concorde com você quanto à tolerância generalizada com a violência (e com a burrice, e com a mediocridade, e com o humor apelativo, e com a sexualização precoce das crianças, e com um monte de outras coisas ...), também acho que Israel, desde '67, tem no poderio militar uma das poucas cartas a jogar na mesa em caso de truco, que vira e mexe paisecos e gangues travestidas de partidos políticos teimam em gritar. Guerra é uma merda, e ferramenta política que só se usa quando o outro lado é cabeça-dura demais pra negociar de forma civilizada ou quando há interesses outros, diversos das justificativas apresentadas para guerrear (viva Bush!). Mas sobre a questão palestina, tenho a impressão de que ela é, para o "mundo árabe", o que uma frieira entre dedão e médio do pé direito foi pra mim, por algumas semanas, na longínqua quinta série da escola: coçava horrores, mas era tão gostoso de coçar que, no fundo no fundo, eu não queria que fosse embora ...