Thursday, June 19, 2008

RAÍZES DE FAMÍLIA

Fazenda São Lourenço, 14 de junho de 2008 (01:000 hs)
Viagem cansativa. Dez horas desde minha casa.
Chegada linda, lua quarto-crescente (quase cheia), bois e cavalos vagando no meio do caminho, mato verde iluminado pelo farol do carro. Lembranças com saudade de meu avô Rubem. Aqui comemorei meu 5º aniversário em um inesquecível carnaval. Passei 33 anos com vontade de voltar. Desejo presente em cada lembrança que agora reencontro.
Fogão à lenha, portas de madeira, chaves de ferro, palmeiras imperiais. Silêncio da madrugada povoada de histórias. Ouvi os passos de meus antepassados, caminhei por suas trilhas, revi seu mundo. Aqui me encontro novamente.
Chão de madeira, pé-direito alto, janelas coloniais grandes, engenho velho, alambique abandonado, retratos e recordações na parede. Terra preciosa da minha família. Passado distante que venho resgatar. Montanha de pedra que vou atravessar. Do outro lado minha história para contar. São Lourenço da minha infância que agora vou revisitar.

No comments: