Wednesday, June 04, 2008

VITÓRIA NA OMC

Apesar de toda a estapafúrdia política internacional do Itamaraty, o Brasil obteve no Tribunal da Organização Mundial de Comércio vitória definitiva contra os subsídios concedidos pelos Estados Unidos ao algodão.
Depois de quase seis anos de disputa na OMC, o Brasil conseguiu obter vitória na batalha travada no órgão máximo da Organização Mundial de Comércio. Alegando que o subsídio do Governo americano aos produtores de algodão daquele país prejudica os agricultores brasileiros, o órgão máximo da OMC julgou ilegal esta prática, o que permite ao Brasil a possibilidade de aplicar sanções monetárias contra os Estados Unidos.
Resta saber agora se o Brasil aplica as retaliações (que podem chegar a US$ 4 bilhões) ou tenta um novo acordo com o Governo Norte-americano. Tudo indica que o Itamaraty deva usar esta vitória como "carta na manga" para as negociações da próxima Rodada Doha, onde a questão da liberação do comércio será debatida. Com este ganho de causa, tende o Brasil a se fortalecer na próxima Rodada Doha, a ser realizada em julho.
Sendo esta a estratégia a ser adotada pelo Ministério das Relações Exteriores, tende a agricultura brasileira a sair fortalecida, posto que um dos grandes obstáculos enfrentados pelo produto agrícola brasileiro no exterior é o injusto subsídio protecionista aplicado pelos Estados Unidos e outros países europeus. A agricultura brasileira é uma das mais eficientes do mundo e tem excelentes índices de produtividade / hectare que muito superam os números apresentados pelos agricultores do primeiro mundo. Por quê, então, um produto de melhor qualidade a um preço mais baixo não pode entrar nos maiores mercados consumidores? Apenas por uma questão protecionista onde o subsídio coloca o preço dos produtos agrícolas (como é o caso do algodão) a preços mais baixos do que na realidade o seriam.
O subsídio tem sido a única arma protecionista que faz com que vários produtos agrícolas tanto na Europa como nos Estados Unidos tenham localmente preços mais baixos do que se fossem importados. Caso contrário, no mercado americano, por exemplo, o algodão brasileiro seria mais barato que o algodão produzido naquele pais. O que aumentaria consideravelmente nossas exportações de algodão além de fomentar a produção em nosso país.
Que esta seja a primeira de várias vitórias contra o injusto subsídio agrícola praticado contra o Brasil.

No comments: