Thursday, February 12, 2009

BAILANDO COM A VIDA


Mesmo nublado e chuvoso, aparentemente sem graça, o dia do meu aniversário é sempre um dia legal. Porque assim é a vida, nuns dias chove, noutros faz sol, nem sempre o céu é azul, e cada dia é diferente do outro. Assim tem sido minha vida e, a cada passagem de aniversário, reafirmo meu pacto comigo mesmo de estar sempre em movimento. Movimento este que tem um único objetivo: ser feliz.

Muitas vezes caminho em direção contrária aos padrões e expectativas, poucas vezes sou compreendido, mas estou sempre fiel ao momento em que estou vivendo. E cada fase merece ser vivida de forma única, sincera e verdadeira. De acordo com aquilo que se acredita naquele período, naquele exato período. A cada ano que passa tenho mais nítido para mim que se tenho claro um desejo, um sonho, é atrás deles que eu tenho que correr. Não uso final de ano para fazer “promessas de ano novo” porque estou sempre lutando com a vida em busca daquilo que eu quero. Não costumo aceitar as coisas como elas são, sou inconformado, teimoso e tento adequar a realidade aos meus interesses. Sim, é verdade, “bobeira é não viver a realidade”, mas o que eu posso fazer, é assim que busco ser feliz. Tomo uns tombos daqui, outros de lá, exatamente por não aceitar a realidade, mas de queda em queda, quando a realidade se sobrepõe ao meu desejo, acabo por me levantar mais forte e convicto. Não necessariamente nos padrões desta sociedade artificial e de plástico em que vivemos, mas nos padrões de minha alma a da minha consciência. Na referência dos meus valores, que a cada “queda”, mais sólidos ficam. Disse o filósofo Sócrates: "conhece-te a ti mesmo". Este é o dever de cada um de nós, mesmo que o caminho seja doloroso e difícil, mesmo que aos olhos dos outros seja incompreensível. Mesmo que a caminhada acabe por se tornar uma jornada solitária.

E assim vou bailando com a vida, teimosamente tentando conduzir esta dança, sempre atento ao ritmo de cada balada e sentindo profundamente os acordes da melodia de cada dia. Aproveitando o que deve ser aproveitado e aprendendo, mesmo sem saber para quê ou para quando, com as lições de cada hora. Não vivo estagnado, não vivo parado. Estou sempre “nascendo”, não só a cada aniversário, mas sim a cada manhã.

No comments: