Wednesday, February 13, 2008

Chegando aos 40!

"Se você deseja um ano de prosperidade, cultive grãos.

Se você deseja 10 anos de prosperidade, cultive árvores.

Se você quer 100 anos de prosperidade, cultive gente"

DITADO CHINÊS

Estou bem mais perto dos 40 do que sou capaz de sentir ou imaginar. Olho para frente com a mesma energia de tempos atrás - tudo bem , eu não aguento mais balada até as três e depois trabalho às 9 do mesmo jeito - mas mesmo assim, sou capaz de me sentir mais novo do que sou. Dizem que não aparento a idade que tenho - apesar de os cabelos brancos começarem a brotar mais rapidamente do que eu gostaria - e isso para mim é muito bom. Ajuda-me a confirmar esta sensação de que ainda não cheguei onde os números da vida querem me levar.

Vivi até hoje quase tudo que eu gostaria de ter vivido. Realizei quase todos os desejos que gostaria de ter realizado, esqueci-me de minha infância perdida. Arrependo-me mais das coisas que deixei de fazer do que daquelas que fiz. Não carrego culpa ou remorso por minhas atitudes. Fui franco e honesto comigo mesmo e com as pessoas que vivem comigo. Sinto que, mesmo não tendo as agradado muitas vezes, fui autêntico e consegui mantê-las perto de mim.


Pago um preço alto por buscar sempre a minha verdade, o preço da imcompreensão e da solidão de visão de mundo. Muito poucas pessoas me compreendem ou me acompanham em meus sonhos e ideais. Não tenho ideologia definida, mas tenho princípios claros. O maior deles, buscar a felicidade sem enganar a mim mesmo.

Sou só, mas a vida há de me trazer respostas. Até agora, tive várias que me sustentaram a alma e me trouxeram mais amadurecimento.
Hoje, ao rever minha vida até este aniversário, pude avaliar o quanto minhas decisões pesaram em meu caminho e quanto eu as pautei pela minha liberdade. Tenho andado pouco livre, dada a carga da responsabilidade da vida de pai, mas confesso que sempre experimentei a minha liberdade testando limites e buscando respostas. Nunca liguei para dinheiro e nunca me preocupei com isso, muito menos em acumulá-lo. Sempre gastei o que ganhei curtindo a vida, viajando, saindo, comendo em bons restaurantes, pagando coisas para amigos e dando presentes para pessoas queridas. Sempre tive mais prazer em gastar com os outros do que comigo mesmo. Por isso hoje não tenho nada acumulado (ainda).

Felizmente o que tenho acumulado são amizades e relações verdadeiras. A cada ano que passa sempre pessoas de um novo grupo de relacionamento acabam me ligando e parabenizando. A cada ano que passa, mais pessoas me ligam ou se manifestam. Pessoas que vou cativando, buscando conhecer, buscando me aproximar. Busco hoje a essência dos relacionamentos (o que me gera problemas profissionais). Odeio a palavra da ordem (NETWORK). Hoje as pessoas se relacionam porque têm interesse no que as outras podem trazer. Nas portas que elas podem abrir. Quando estou com alguém, estou mesmo com esta pessoa, me interesso por sua história, suas vitórias, suas derrotas e seus problemas. Não estou "simplesmente por estar" ou por interesse social. Estou sim , por interesse pessoal, por querer conhecer aquela pessoa e poder olhar em seus olhos conversando sobre a vida. Não sobre a "ilha de Caras".

Tenho construído minha vida buscando estreitar relações com quem é interessante e pode me ajudar a crescer ou pode me ajudar a rir (é ótimo falar asneiras!). Tenho buscado amigos de verdade e pessoas que estejam a fim de compartilhar suas histórias comigo. E, felizmente, meu esforço não tem sido em vão. Conheço bem cada uma das pessoas com as quais tenho mais proximidade, falo as línguas de todas as tribos e adapto-me a qualquer comunidade. Tenho amigos de diferentes idades e classes sociais e cultivo a diferença como forma de expandir os limites de minha compreensão.

Por isso tudo, chego hoje aos 38, feliz com o caminho que escolhi tendo sido fiel aos meus princípios e pagando o preço por minhas decisões. Mas sobretudo feliz por estar, a cada ano que passa, cultivando mais gente ao meu redor.

1 comment:

Marília said...

Fafilfo
Quando a gente se percebe "só", pode não ser tão ruim como você pensa, sabia? Descobre-se a forçona que se tem e nem sabia.
Vai em frente, meu querido, que a vida é muito boa, apesar de todas as dificuldades!
Mesmo aquilo que a gente pensou "se" era bom e não era,com o tempo acaba não passando de um trem fantasma de parquinho. Você sabe do que estou falando
Beijos.