Thursday, September 11, 2008

HISTÓRIA DE BOTECO

Conheci ontem um dos editores do extinto jornal Notícias Populares (NP) que lá trabalhou nos anos 80 e 90. Em uma animada conversa sobre os casos que viveu naquele ambiente único e incomparável a qualquer outra redação, uma história chamou-me a atenção.
Contou ele que, certa vez, logo após o almoço, uma personalidade pública, homem de muita projeção na mídia, entrou irado na redação e praticamente arrombou a porta de sua sala. Eram meados dos anos 80 e a AIDS, uma assustadora novidade. Obviamente, para um jornal como o Notícias Populares, a cobertura de casos da doença era um "prato cheio".
Sem pedir licença, bufando de ódio e, totalmente irado, o homem olhou para o editor e gritou?
- O que vocês têm contra homossexuais como eu? Por que essa perseguição toda?
Sem acreditar em quem estava à sua frente fazendo tamanha "confissão", totalmente surpreso e quase sem ação, o editor respondeu:
- Nada. Desde que o senhor seja feliz...
Fundado em 1963 por Herbert Levy o NP nasceu com propósitos políticos: era a esperança da União Democrática Nacional (UDN), de Levy e Carlos Lacerda, para conter a influência popular da Última Hora, criada por Samuel Wainer e historicamente ligada a Getúlio Vargas. Durante seus quse trinta anos de existência, o controverso jornal ocupou um espaço inquestionavel nas bancas e taxis de São Paulo, sempre com uma manchete vendora, segundo o ex-editor, um dos segredos que se tornou a marca registrada deste "folclórico" jornal.
Com o lançamento do jornal Agora (em 1999) o NP foi perdendo espaço no mercado e, consequentemente, anunciantes, que migraram para o novo jornal que estava sendo lançado para ocupar seu mesmo nicho, porém com um novo projeto editorial e gráfico. Com a saída das grandes campanhas publicitárias que sempre haviam mantido o jornal e, portanto, sem dinheiro para melhorar sua estrutura ou mesmo mantê-la, o Notícias Populares experimentou um negro período de ostracismo por dois anos até a circulação da sua última edição em janeiro de 2001.
PS: "se non é vero, é bene trovatto"

1 comment:

Edison Waetge Jr said...

Na época me lembro que diziam que se torcesse o jornal pingava sangue...