Friday, November 07, 2008

TIME DE CHEGADA?


A mediocridade invadiu nosso futebol e o que é engraçado é que a mediocridade é que deu graça ao campeonato. Hoje não se reconhece mais nenhum talento extraordinário ou jogador que carregue um time nas costas. Acabou a era do futebol arte (e já faz tempo). Assim, no truculento cenário de igualdade e mesmice, a graça e a emoção, por incrível que pareça, estão de volta. Não necessariamente pelo futebol jogado, mas pela disputa cabeça a cabeça como em um bom páreo no jockey. Não tem graça ver um páreo com um cavalo que sai disparado e deixa todos para trás. É legal ver a disputa e a emoção da corrida sem vencedor definido. E assim está o campeonato neste ano.

Neste meio de campo, o que diferencia o São Paulo das demais equipes é sua capacidade de se recuperar ou de manter a “ruindade” de forma regular a tempo de se recuperar. Em diversas ocasiões o time teve um péssimo desempenho por várias e várias rodadas e, quando “a vaca ia indo para o brejo”, o processo de recuperação se instaurou. No ano passado foi assim: logo após a perda da classificação na Libertadores para o Fluminense e a derrota para o River pela Sulamericana parecia que o time ia desabar. Mas aí veio a regularidade. Da mesma forma em que se "permite" relaxar e não jogar bem, quando se dá o chacoalhão na hora certa, o São Paulo volta a andar na linha reta na hora certa.


O mérito do São Paulo não está no futebol propriamente dito e nem na tática, apesar de o Muricy ser um bom técnico. Está, em minha opinião, na postura do treinador e na filosofia de trabalho que ele resumiu em uma simples frase após o controverso jogo contra o Botafogo: "eu não desisto". Assim, seu grande mérito está em administrar um elenco permitindo o período de baixa, mas sabendo a hora de não permitir a continuidade da baixa, capacidade que me parece falha em outros técnicos (até mesmo no ilustre Sr. Wanderley Luxemburgo). Outra coisa que diferencia o técnico do São Paulo dos outros (E ISSO NENHUM OUTRO TEM!) é que Muricy é um profissional do clube que, nesta mesma entrevista após o jogo no Engenhão, declarou enfaticamente: "eu penso no clube porque gosto do clube". Isto, sim, faz toda a diferença. Muricy é São Paulino e, como eu, ou mais do eu (talvez!), torce pelo São Paulo, clube que lhe deu a camisa, projeção, títulos e a primeira oportunidade de ser treinador. Não tenho dúvidas de que Muricy, entre os treinadores dos clubes de ponta, de longe é o mais comprometido com o escudo que defende. Sem romantismos ou idealismo. É fato.

Outro diferencial que deve ser lembrado quando se comparara o São Paulo aos outros competidores é o suporte dado pela diretoria ao técnico. Quantas vezes a imprensa aventou a "queda" de Muricy? Quantas vezes o desastroso desempenho do tricolor em fases decisivas colocou em polvorosa a imprensa esportiva que chegou a quase noticiar sua demissão? Em todas elas a direção do clube manteve o contrato e deu suporte ao técnico confiando em sua capacidade de recuperar a performance e a auto-estima do elenco. Os outros clubes, ao contrário, trocam seus técnicos como se troca de celular e não mantém a constância na direção. A imprensa, porém, não enaltece este comportamento profissional da diretoria do São Paulo que, há quatro temporadas, praticamente mantém a mesma comissão técnica. Qual time do futebol brasileiro (especialmente entre os atuais cinco primeiros) tem o mesmo técnico há três anos? Qual destas equipes muda de presidente e não muda de técnico? Será que a constância do São Paulo é mesmo casual? Ou seria um conjunto de decisões que permitem o trabalho perene e contínuo enfrentando apenas os problemas que ficam dentro das quatro linhas?
A tudo isso dão o nome de "Time de Chegada".

A diferença está muito mais fora do que dentro do campo, porque no gramado está todo mundo nivelado por baixo.

1 comment:

AVeloso said...

Gostei do lay-uot novo; mas como alguém que gosta da cidade onde a gente vive, preferia ver uma bela vista aérea noturna de Sampa no título...
E sobre o post, de verdade Fê, quem se importa com a razão ? Fatpe é que depois de ganhar da Lusa, vamos caminhando para ver op tricolor hexacampeão....