Wednesday, April 15, 2009

PARQUE DO TROTE


Antiga pista de corrida de trotes de São Paulo,
atualmente pista de cooper do Parque do Trote




Localizado na Vila Guilherme , o Parque do Trote é uma mistura de melancolia e esperança. Inaugurado em 2006 este é um parque voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais e dificuldade de mobilidade. Ao estacionar meu carro, espantei-me com a quantidade de vagas reservadas para carros com identificação obrigatoria do DSV. Confesso que não me senti bem ao estacionar em uma daquelas vagas, mas minha curiosidade era tão grande que não me contive. Parei ali mesmo já que não havia outro lugar conveniente nos arredores. Entrei e lá passei um delioso final de tarde de terça-feira matando um desejo de tantos anos: conhecer a "arena" onde havia corrida de trotes de cavalos.

Este lugar exerce fascínio sobre mim desde pequeno quando meu pai sempre falava que um dia me levaria à Vila Guilherme para ver corridas de trote. Ele nunca me levou e o desejo e curiosidade permaneceram perenes até ontem. Fui a uma reunião em um cliente na Vila Guilherme, bairro que muito pouco conheço. Claro que precisei consultar o guia (ainda sou usuário de guias impressos que ficam no porta-luvas!) porque o google maps não resolveu meu problema. Me indicou um caminho que não gostei, aliás odeio que me indiquem caminhos. Quando me localizei e cheguei ao endereço da reunião, dei-me conta de que havia no mapa um Parque do Trote a poucos metros dali. Pensei: seria este o tal lugar da Vila Guilherme que meu pai queria me trazer? Passei o tempo inteiro pouco concentrado, pensamento passeando pela minha infância, querendo logo descobrir se eu estava certo ou errado.

"Matei" logo a reunião e entrei no carro seguindo o mapa (quem não sabe usar um velho guia precisa de um GPS a bordo há, há, há!). Poucos quarteirões depois, uma grande emoção tomou conta de mim. Entrei na pequena Rua dos Trotadores e dei de cara com o antigo portão da Sociedade Paulista de Trote. Era lá mesmo que eu queria chegar. Anos e mais anos de minha vida foram transportados para as iniciais S.P.T. colocadas, em concreto, sobre a antiga porta principal de entrada. A noite caía e as luzes do lusco fusco me comoveram. Encontrava algo que ficara perdido em minha infância. Dirigi-me ao segurança. Perguntei se ali ainda havia corridas de trote na esperança de que ele pudesse dizer que sim. A resposta foi seca: há muitos anos não tem um cavalo por aqui. Temperando minha desilusão com a felicidade por pisar em um lugar tão significativo para mim, contemplei a paisagem que tem traços de modernidade e história.

O parque tem uma pista de corrida muito interessante com um piso especial para cegos e corrimões ao longo de todo o percurso. Além disso, um jardim batizado de espaço dos sentidos tem canteiros de flores e arbustos com a possibilidade de atividades para cegos. O antigo galpão que um dia talvez tenha abrigado as charretes de corrida é um espaço onde gratuitamente são desenvolvidas atividades para pessoas com atenção especial, além de aulas de Yoga, taichichuan e artes marciais. Oficinas de artes para crianças especiais são oferecidas durante a semana regularmente. Ainda que não de forma ideal, um esforço louvável capitaneado pela então Secretária Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli.

Por outro lado, as cocheiras que abrigavam os cavalos estão em completo estado de abandono em uma área isolada por uma grade. Portas caídas, maideira corroída por cupins e grama alta. Quase um matagal. Uma pena. Um espaço que poderia ser utilizado não só como museu do trote, por exemplo, como também abrigar atividades com animais para crianças. Ou simplesmente um agradável gramado para deitar e relaxar, já que a área é grande. As antigas arquibancadas de cimento que ficam em frente à antiga pista principal de corrida estão rachadas e tomadas por capim, em estado de completo desleixo e descuido. Servem apenas como registro do que deve ter sido um dia o palco das corridas de trote em São Paulo.

Apesar de não ser um lindo parque, tem seu charme histórico e sua importante função social. Em uma cidade carente de áreas de lazer, uma importante área verde que atende a comunidade local.

Informações e programação: www.parquedotrote.blogspot.com

4 comments:

Shilinha said...

Olá, sou moradora da V Guilherme e para esclarecimento ao O antigo galpão, sempre foi o Salão Principal aonde eram realizados bailes e celebrações, onde agora se localiza um espaço para meditações, ginástica, artesanato, sarau, etc.
Att.

Shirley Carille

Shilinha said...
This comment has been removed by the author.
Shilinha said...
This comment has been removed by the author.
Shilinha said...
This comment has been removed by the author.