Wednesday, April 01, 2009

UM SÃOPAULINO NO MEIO DA FIEL

Parece piada de 1º de abril mas não é. Ontem fui ao Pacaembu. Em meio a 21 mil corinthianos lá estava eu, de camisa preta, vendo o timão jogar. Na realidade, assistindo Ronaldo jogar. Ou quase jogar. Mas não tem problema. Parado em campo, isolado na esquerda, lá estava ele, bem diante dos meus olhos.

O horário do jogo era "pornográfico"(palavras de Juca Kfouri). Mesmo sem TV aberta transmitindo, começava às 21:50 hs. De uma terça-feira. O adversário, um inexpressivo e quase rebaixado Ituano. O Corinthians, praticamente classificado para as semi-finais do campeonato paulista. E, para melhorar, final de mês com o dinheiro curto. Tudo para que fosse um jogo sem graça e sem público. Mas com Ronaldo em campo as coisas são diferentes. O jogo ganha importância, o estádio quase lota e a quarta-feira fica com gosto de ressaca.

A partida foi boa só no primeiro tempo. Um Corinthians ofensivo, disposto a liquidar a a fatura, colocou três bolas na rede. Uma delas, pelos pés de Ronaldo. O Pacaembu foi abaixo e, mesmo sendo contra minha religião, comemorei um gol do Corinthians. Quer dizer, do Ronaldo, CIRCUNSTANCIALMENTE vestindo a camisa do Corinthians. Também, com a massa de corinthianos que me cercava, se eu não comemorasse, estaria agora no caixão. Difícil foi não fazer o tradicinal "UUHH" nas duas oportunidades em que o Ituano levou perigo ao gol de Felipe. E nem falar pro Zetti, ex-goleiro do meu time, que eu tava com pena dele.

O cenário era conhecido. As pessoas e as cores, porém, muito estranhas. Estava cercado de pessoas que não falavam minha língua, cantavam músicas que não tocavam meu coração e trajavam camisas que sempre representam um inimigo a ser abatido. Mas tudo bem, futebol é espetáculo e a Gaviões também. Não para de cantar e batucar um minuto sequer fazendo um barulho ensurdecedor. E o Pacaembu, mesmo que quase lotado só por corinthianos, continua a ser o estádio mais glamouroso de São Paulo. Palco perfeito para o desfile do fenônemo, que só poderia mesmo, vestir a camisa que carrega a força do povão.

Agora, duro foi dormir com a "porcaria" da musiquinha da Gaviões batucando no meu ouvido:

AQUI TEM UM BANDO DE LOUCOOO…
LOUCO POR TI CORINTHIANS!

PARA AQUELES QUE ACHAS QUE É POUCO….
EU VIVO POR TI CORINTHIANS


PS: o título é mera "licença poética". Assisti o jogo a convite de dois queridos primos (corinthianos fanáticos!) confortavelmente instalado nas numeradas do estádio.

5 comments:

Fernando Lessa said...

Balançou ao ver a rede balançada pelo Ronaldo. E de inveja da força da Fiel cantando. Coisa que e melhor torcida São Paulina jamais conseguirá fazer.

Waldomiro Lessa said...

Fê, voce so tinha esse defeito de fabricação. Agora nao mais..Bem vindo ao clube porque sei que nao vai mais deixar de torçer pelo corinthians.
hehehehehe

Marília said...

Um beijo da sua tia corintiana.

Fernando Lessa said...

Olha a família querendo me cooptar e seduzir.

Mas não vai dar, contituarei sãopaulino. Só que de vez em quando poderei ir a um joguinho do corinthians sim.

Dudalessa said...

Quando lí, achei que era mentira de 1 de abril... Mas, eis que hoje sou eu ( no domingo de Páscoa ) que vou ao Pacaembú ver Corintians e São Paulo... Só que vou para torcer pelo meu time...
Beijos