Wednesday, September 09, 2009

ABERTURA DA COPA SIM, MORUMBI NÃO.

Finalmente parece-me que o bom senso está prestes a prevalecer sobre a política. Ao que tudo indica o estádio do Morumbi (alçado à condição de "arena" na terminologia do marketing das copas) não sediará a abertura e os jogos de semifinal da copa de 2014 se ela vier a acontecer aqui no Brasil. Sempre fui contrário à realização da Copa do Mundo ou mesmo das Olimpíadas em nosso país, mas o fato de eu não desejar a realização de jogos da Copa no Morumbi não tem nenhuma relação com esta opinião. Sou contrário à realização de jogos no Morumbi por uma experiência prática que vivi este ano durante a disputa da Taça Libertadores da América.

Em uma quarta-feira de junho, aceitei o irrecusável convite de um primo para assitir ao jogo do São Paulo contra o Cruzeiro nas oitavas de final da Libertadores. Mesmo sabendo que provavelmente meu time iria perder(o que acabou por se confirmar em uma vergonhosa e revoltante derrota do São Paulo), topei a parada porque era para ir na cativa. "Esquema patrão", no jargão de adolescente de meu primo. Recebi seu telefonema no celular praticamente em meio a uma reunião, mas consegui aceitar seu convite feito no intervalo de suas aulas matinais. À tarde, com mais calma, combinamos o encontro na casa de um amigo dele no bairro de Moema. Horário previsto: sete horas da noite. Naquela época trabalhava me Alphaville e calculei que, saindo ás 18 horas em ponto, uma hora seria suficiente para eu me deslocar até Moema.

Pois bem, naquele dia, como bom torcedor fanático, às seis horas em ponto apertei a tecla "F", desliguei o computador, deixei meu chefe e subordinados falando sozinhos e botei o pé na estrada. Alguns kilometros da Rodovia Castello Branco ainda me esperavam pela frente. Surpreendentemente não tive qualuquer problema para enfrentar os exatos vinte e dois kilometros que separavam do início da Marginal do Rio Pinheiros. A expectativa era grande quanto às condições que encontraria nesta tradicionalmente congestionada via de acesso à cidade de São Paulo. Uma vez mais a sorte estava ao meu lado. Do meu escritório até a Ponte Cidade Jardim, trinta inacreditáveis minutos, como se fosse um sábado. Poucos miutos depois já estava na Avenida Faria Lima. Beleza, pensei eu, vai dar tudo certo. Vamos chegar bem antes do jogo e conseguir um ótimo lugar. Minha alegria, porém, durou pouco. Ao entrar na Avenida Faria Lima, próximo das quinze para as sete, o trânsito "empacotou". Demorei uma hora e meia para fazer um trajeto que normalmente demoraria, no máximo, vinte minutos para percorrer. Nesta uma hora e meia meu celular se transformou em um GPS com meu primo me ligando para saber onde estava.

Muitos telefonemas depois apanhei meu primo e seu amigo e iniciamos uma verdadeira jornada em direção ao Morumbi. Não havia alternativas, tomos os caminhos estavam travados. Saía de uma rota, entrava em outra pior ainda e depois me encalacrava no desespero de tentar chegar a tempo para assistir ao jogo. Carros com bandeiras, Kombis e ônibus estavam parados ao nosso lado no mesmo frenesi de atingir a "arena" tricolor. Mas nada adiantava, todo nosso esforço era em vão. Simplesmente não andávamos, não movíamos o carro nem um metro. Cheguei por diversas vezes a desligar motor do carro para evitar aquecimento e economizar combustível. A tensão foi aumentando e o tempo passando. O rádio ligado derramava ainda mais adrenalina em nossas veias. E nada era capaz de fazer o trânsito andar. Depois de inacreditáveis duas horas (de Moema ás proximidades do estádio do Morumbi), paramos o carro na garagem do apartamento de um amigo do meu primo e fomos, literalmente correndo, até o estádio para nos acomodarmos, aos vinte minutos do primeiro tempo, em meio ás já lotadas cativas do Morumbi. Foram quatro horas e meia desde que havia saído de meu escritório até sentar-me nas escadas do setor de cativas.

Esta experiência me fez pensar em como ficaria o trânsito na cidade de São Paulo no dia de uma abertura de Copa do Mundo no Morumbi. Se em um simples jogo de oitavas de final da Taça Libertadores da América, com um público de 55.000 torcedores, todos os acessos ao bairro do Morumbi (entenda-se pontes) e as vias locais (depois que a travessia havia sido realizada) estavam TOTALMENTE INTRANSITÁVEIS, como seria em um jogo de Copa do mundo? Se não estivesse estacionado em uma garagem particular, passaria os 120 minutos do jogo circulando ao redor do estádio à procura de uma vaga. E, se nao tivesse ido de carro, JAMAIS conseguiria chegar utilizando algum meio transporte público.

Por mais política ou projetos que se faça,ao menos que se ponha abaixo o bairro do Morumbi, não hão há qualquer viabilidade para se adaptar o atual estádio ás exigências da FIFA. Quando foi construído , o estádio ficava em uma área semideserta da cidade que, naqueles dias, poderia perfeitamente abrigar as reformas hoje exigidas pela entidade máxima do futebol mundial. Hoje, porém, isso é impossível e realmente impraticável. Não sou arquiteto urbanista, engenheiro civil ou de tráfego, mas basta o mínimo de bom senso para perceber que a "arena do Morumbi" é apenas uma terminologia de marketing para envelopar um velho estádio encravado no meio de um dos mais nobres bairros da Cidade de São Paulo. Bairro este que, diga-se de passagem, já está superpopuloso e cuja estrutura viária, implementada há quase quarenta anos, não mais atende a população local. Em termos de estacionamento, a menos que se faça locação de garagens particulares dos prédios vizinhos ao estádio, não há como criar o número mínimo de vagas necessárias para os veículos de torcedores e imprensa. Quanto ao transporte público, o único meio de transporte viável é o férreo pois a utilizaçõ de ônibus causaria ainda mais trânsito. A estação de trem na Marginal do Pinheiros fica a muitos kilometros do estádio e a futura estação de metrô da Vila Sônia ficará a mais ou menos um kilometro e meio do estádio. Dizem que há um projeto de fazer a ligação térrea da estação de metrô ao estádio, mas onde colocar um terminal capaz de receber o fluxo de passageiros do metrô?

Não conheço o novo projeto apresentado pelo São Paulo e por São Paulo para a FIFA. Mas, por melhor que ele seja, dificilmente evitaria um caos metropolitiano caso o Morumbi venha a sediar a abertura da copa. Sou sãopaulino e paulistano. Tenho orgulho de meu time e da minha cidade. E por isso mesmo não gostaria de ver um fracasso exposto na vitrine da imprensa mundial. Se a Copa vier para o Brasil a cidade de São Paulo certamente mereceria sediar sua abertura, mas não no Morumbi. E sim em uma verdadeira "arena" à altura da grandeza de nossa cidade.

2 comments:

Edison Waetge Jr said...

Também acharia melhor que a Copa não fosse no Brasil, mas o problema que você enfrentou naquele maldito jogo não é do Morumbi, mas de São Paulo. Em que outro lugar da cidade seria possível a construção de uma nova "arena" sem problemas de trânsito? São Paulo não tem mais hora e lugar com trânsito bom.
Das escolhas possíveis, ainda acho que a melhor alternativa em termos econômicos é a reforma do velho Morumbi. E torcer para a abertura ser num sábado ou domingo. Ou decretar feriado municipal...

Waldomiro Lessa said...

Não fiquem preocupados...
Os preços da entrada para a abertura será tão elevado que não encheria metade do Morumbi!
Concordo que esta difícil "acertar" o Morumbi para o evento. Lembram que o estádio para o mundial da Alemanha em Munique tinha um pequeno prédio de estacionamento para 10.000 carros...
Não há ainda NENHUMA medida concreta para qualquer estadio novo ou a ser reformado. Voces acham que seríamos capazes de fazer tudo no prazo razoavel? Copa e Olimpiadas nesta terra de Lula, só vão servir para enriquecer nossos politicos e empreiteiras.