Friday, March 06, 2009

FENÔMENO INQUESTIONÁVEL

Rede Globo e Bandeirantes tiveram audência recorde na transmissão de um jogo da fase inicial da Copa do Brasil na última quarta-feira. Não é de se estranhar: Ronaldo Fenômeno ia voltar a campo depois de um ano e dezenove dias. Parace que todo o Brasil parou para esperar seu maior mito do futebol atual voltar a atuar. Manchetes de jornais, programas de televisão (mesmo os não específicos de esporte), programas matutinos de radio noticiavam a volta do fenômeno com grande expectativa.
Pela primeira vez em minha vida assisti um jogo do Corinthians que não fosse contra o São Paulo, meu time. Nem contra argentinos ou mesmo na Copa da FIFA que o Corinthians disputou fui capaz de assitir sequer meio tempo de um jogo do Corinthians. Mas para ver a volta de Ronaldo, sentei-me em frente à TV e assisti um tempo e meio de um jogo do Corinthians. Inacreditável, quase um jogo inteiro. No primeiro tempo não via nada a não ser o relógio contando os minutos passando para que logo Ronaldo pudesse entrar em campo. Mesmo sabendo que ele jogaria só no segundo tempo, não mudei de canal e fiquei firme confirmando a audiência recorde.
A expectativa aumentou quando todos os reservas foram para o aquecimento. Aos vinte e dois minutos do segundo tempo, tenho que admitir, meu coração bateu mais forte ao vê-lo entrando novamente em campo. Parecia que ele não vestia a camisa do Corinthians, na verdade, naquele momento Ronaldo vestia a camisa do Brasil. Nada mais me importava, Ronaldo estava correndo em gramados brasileiros e sua presença me fez virar corinthiano, ainda que por vinte e sete minutos! Sua falta de forma, pouca agilidade e tempo de bola eram superadas pela lembrança dos gols das copas e das arrancadas que faziam dos zagueiros meros retardatários uma volta atrás de Ronaldo. E o ritmo que lhe faltava era cadenciado pela fiel.
Salve Ronaldo. Você ém um fenômeno inquestionável. Capaz de outro fenômeno: fazer com que eu, pelo menos uma vez na vida, torça por um gol do Corinthians. Desde que seja seu.

5 comments:

Edison Waetge Jr said...
This comment has been removed by the author.
Edison Waetge Jr said...
This comment has been removed by the author.
Edison Waetge Jr said...
This comment has been removed by the author.
Edison Waetge Jr said...

Também assisti ao jogo, mas não cheguei ao ponto de torcer para o Corinthians fazer um gol - ainda que do Ronaldo.
A volta dele foi um fenômeno, mesmo descontando-se a inflação de euforia provocada pelo marketing - muito bem feito por sinal - afinal, eu nunca tinha visto gente soltando rojão (literalmente) durante uma substituição...

Fabio Martinelli said...

Em 30 minutos contra o palmeiras Ronaldo mostrou que o Futebol ainda pode ser um esporte bacana. E, de lambuja, corrigiu o que teriam sido dois erros: a vitória do palmeiras que joga mortadela e arrota caviar, e a eleição de diego souza como melhor em campo, sendo que esse é o maior estelionatário da bola dos últimos tempos. Maiúsculas e minúsculas no texto não são obra do acaso.