Thursday, March 12, 2009

SOLUÇÃO NÃO PALEATIVA

Em reunião realizada ontem na Administração do Parque da Aclimação, o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Sr. Eduardo Jorge, recebeu membros do Conselho Gestor do Parque e alguns frequentadores, como eu, interessados em obter mais informações sobre as providências que serão tomadas pela Prefeitura em relação ao lago do parque.
Com uma postura extremamente calma e segura, o Secretário, acompanhado de técnicos da SIURB (Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Obras) expôs claramente os fatos e as razões pelas quais a Prefeitura resolveu não deixar o lago vazio e fazer a limpeza imediatamente, como eu e tantos outros gostaríamos. Segundo o Secretário a obra emergencial, ou seja, a troca do vertedouro que se rompeu, já foi realizada (dispensando licitação) e soluciona o problema de novo vazamento em caso de outra chuva torrencial. Questionado sobre a realização imediata do desassoreamento das margens e dragagem do lodo, o Secretário se posicionou dizendo que esta é uma obra que pode trazer riscos à comunidade local dada a necessidade de transporte do lixo e retirada do mesmo pelas vias do bairro. Segundo ele, é necessário um tratamento deste lodo antes da retirada para diminuir a tonelagem e os consequentes riscos de contaminação no transporte. Além disso, o Secretário explicou que existe legalmente a necessidade de abertura de licitação para a realização de qualquer obra de limpeza que seja necessária. Não seria possível entrar com máquinas e simplesmente limpar o fundo do lago.
Após estas explicações iniciais, um engenheiro da SIURB, resposável pelas obras no Bairro da Aclimação e no Parque, nos expôs um projeto integrado de escoamento de água de todo o bairro e do lago do Parque. O técnico nos mostrou , ainda, o projeto de um novo vertedouro com regulagem do fluxo de escoamento da água que possibilitará a prevenção deste tipo de acidentes. A obra, estimada em R$ 17 milhões, já está em processo de licitação e deve contar com verba do Governo Federal, sendo que se espera o resultado da mesma em até 4 meses. Dai o prazo que tem sido divulgado pela imprensa de mais ou menos um ano para a realização de todas as obras.
Não entendo muito bem da parte técnica e não posso dizer, após as explicações do Sr. Secretário e engenheiros, se seria melhor fazer as obras neste monento ou não. Tão pouco sei avaliar se o projeto exposto é adequado ou não. Tudo o que posso dizer é que a conduta do Sr. Eduardo Jorge me pareceu séria e não "profilática". Tive a impressão de que o problema está sendo tratado em sua raiz e deve, após solucionado, melhorar efetivamente as condições de escoamento de águas em caso de chuva torrencial não só no lago, mas, principalmente no bairro da Aclimação e arredores, banhados pelo córrego Tamanduateí.
Sempre critiquei nossa Administração Pública com suas habituais políticas e decisões que não resolvem o problema de forma definitiva ou pelo menos mais incisiva. Com bolsas de distribuição de renda e cotas de vagas em universdidades, não vejo resolvidos os problemas de distribuição de renda e participação na Universidade Pública. Vejo, sim, a real "síndrome da solução paleativa", termo que criei para definir este tipo de política pública pouco resolutiva. No caso em questão, acho louvável a postura da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e quero dar meu voto de confiança a este Secretário e sua equipe. Se o projeto for bom e as obras realmente forem realizadas, creio que teremos uma solução definitiva e não provisória. De minha parte cabem duas coisas: acreditar em pessoas do bem que atuam de forma séria em nossa administração pública e fiscalizar ativamente o andamento de todo o processo.
PS: Vale lembrar que a politização e polarização em torno deste problema estão em franco andamento com políticos que querem chamar para si uma responsabilidade que não lhes cabe.

1 comment:

Fabio Martinelli said...

Isso é que é cidadania, Fê! Queria ter o pique pra me envolver nas coisas que me dizem respeito como você tem feito com essa história. Parabéns!