Tuesday, March 10, 2009

VENDEDOR DE CLASSIFICADOS

Passei hoje por uma situação engraçada. Não só engraçada como surreal por ter acontecido em pleno Século XXI e na era digital. Eu, que já vendi tanta coisa nesta vida afora, nunca tinha passado nunca tinha passado por uma situação destas em minha vida profissional. Estava concentrado mandando um e-mail para a SulAmérica quando minha assistente me transferiu uma ligação dizendo que era um cara meio esquisito que queria falar de anúncio. Claro que atendi querendo trazer "algum" para a revista onde trabalho e comercializo espaços publicitários.
Animado por, em tempos de crise, receber um telefonema de alguém querendo anunciar, atendi prontamente o telefone. Meu dileto interlocutor nem me cumprimentou direito e disparou: "anota aí o texto do meu anúncio". E começou a DITAR, pasmem, DITAR o texto de um anúncio de crédito e financiamentos. Nem digitar ele falou. E nem tempo para abrir um arquivo, pensar no que fazer, ele me deu. Sem reação, peguei um caderno e fui, como um aluno aplicado, anotando o que o cara DITAVA. Meus cabelos começando a ficar brancos podem atestar há quanto tempo não sei o que é um ditado. Mas lá estava eu, tentando me controlar para não morrer de rir na cara do sujeito que, sério e compenetrado em sua tarefa, ainda perguntava assim: "tá anotando?".

Ao final do ditado, o DITO cujo me perguntou: dá para por nos classificados? Ainda em estado de choque, perguntei se ele estava falando com a revista certa, a Revista Imprensa, porque não temos classificados. Ele me respondeu que sim, que sabia da nossa revista por um amigo que veio de São paulo e que, já que não tínhamos classificaos, ele queria um rodapé. Dado o tamanho do texto ditado falei que ele era meio grande para um rodapé de página. A resposta me surpreenderia não tivesse eu travado um diálogo passado, em pleno século XXI, por um vendedor de classificados por TELEFONE. "Ah, claro que dá", disporou ele. " Esse anunciozinho cabe até num cartão de visitas".

Resultado: se na próxima edição sair um anúncio de crédito de R$ 3 mil a R$ 200 Mil para capital de giro é porque o cara pagou ANTECIPADO E CASH! E a diretoria me autorizou a vender este "classificado".

No comments: