Friday, May 08, 2009

ATARI NADA VIRTUAL

Na pista do parque da Aclimação todos correm no sentido anti-horário. Eu, e outros poucos, corremos no sentido horário. É engraçado ver as pessoas vindo em minha direção e eu ter que desviar delas. Quase ninguém muda seu rumo, todos continuam sua caminhada ou corrida sem se alterar. Sinto-me jogando aquele clássico do ATARI, ENDURO, onde um tosco carrinho desviava de outros que vinham em direção contrária. Os carrinhos iam aumentando, aumentando e o grande desafio era chegar à linha de chegada no tempo estipulado. Assim acontece comigo no parque. Em dias de maior movimento meu desafio é grande, tenho que correr olhando para frente e NUNCA para o chão, desviando das pessoas para tentar fazer meu tempo de volta. Com a sensação de estar em um videogame, corro contando o número de pessoas das quais desviei. Tenho até um placar diário, mas nada se iguala à etapas do ENDURO que iam ficando cada vez mais difícieis. Quem da nossa geração paleozóica "pré-playstation" não se lembra do número mágico de 300 carrinhos a serem ultrapassados?

Hoje de manhã, antes de correr no sentido horário, estava me alongando quando uma mulher, andando no sentido anti-horário, parou e se aproximou de mim perguntando:

- Fernando, tá lembrado de mim?

Êta perguntinha perigosa essa, especialmente quando a resposta cabisbaixa sai assim:

- Seu rosto é muito familiar, mas não me lembro do seu nome.

- Sou a Mônica, que trabalhou com você no Abbott, disse ela.

Aliviado por ter sido reconhecido mesmo depois de dez anos sem encontrar a ex-colega de trabalho e, desconcertado por ter visto tamanha mudança em seu rosto (por que não dizer corpo!), respondi:

- Ah, claro, Mônica, você ainda está lá?

- Não, a faca foi passando devagar e há dois anos rodei em uma ceifada forte.

- E o "Mezza", ainda está lá?

- Não, ele é meu chefe agora na BD (Beckington Dickinson). Foi ele quem me levou para lá. Fiquei nove meses parada.

- E ele. Continua do mesmo jeito?

- Igualzinho, o mesmo carcamano de sempre. Mas é o superpoderoso do marketing e do comercial de lá.

- Bom, e você, está bem lá?

- Você sabe, né, acho que toda empresa hoje quer te pressionar até onde não dá mais para aguentar.

- E o resto da turma?

- Bom, uns foram pro interior, outros ainda estão procurando emprego, alguns montaram negócio próprio. E Você?

- Trabalho na área comercial de uma revista.

- Está bem?

- Vou levando, pelo menos não trabalho mais na industria farmacêutica.

Um aperto de mão selou nossa despedida.

Ela começou sua caminhada no sentido anti-horário. E eu, minha corrida no sentido horário.

4 comments:

AVeloso said...

Eu gostava mesmo era de River Raid...
E ai, quando vamos correr juntos?

Fernando Lessa said...

Turista,

O mais legal do River Raid era se suicidar dando uma de kamikaze, lembra? Mandando bala com o aviãozinho no meio dos explosivos.

AVeloso said...

Sim, antes que ficasse muito estreito e voce morresse de qualquer jeito...eu tenho um atari em casa, so precisa dar um jeito de conectar nas TVs novs...

Fernando Lessa said...

Vamo comprar uma TV velhina para podermos jogar ATARI?