Friday, May 02, 2008

REFAZENDA

Chove na fazenda.
Tempo de esperar a água entrar no solo e fazer a planta crescer.
Terra molhada é terra fértil. Que, ao seu tempo, traz a colheita.

Vida de agricultor não é fácil. Tem que plantar para colher, adubar e tratar, esperar e esperar. Torcer para a chuva vir na hora certa, as tempestades passarem longe da lavoura, as pestes e os maus olhados também ficarem para longe.

Cresci em fazenda. Aprendendo a pensar na terra e nos frutos desta terra. Na magia das águas que caem sobre os grãos plantados e na colheita. Pensamento do Salmo 126: Aquele que semeia em lágrimas, colherá sorrindo.

Aniversário de minha mãe. Saudade do tempo que não sei onde está e nem me deixa sentir saudade. Só o agora. A chuva de hoje. O céu cinzento e vontade de parar. Olhar com calma as gotas de água caindo e as poças se formando no gramado. Eu dentro de mim mesmo. Poça dágua dentro de minha chuva. O vento que balança as árvores e a lareira que vai me aquecer à noite. Eu e minha sombra na luz do fogo. Lado ao lado. Plantando e colhendo. Refazendo.

E por falar em fazenda, colheita, e refazer, resolvi colocar a letra de uma lindíssima canção do Gilberto Gil que fala de tudo isso.

REFAZENDA

Abacateiro acataremos teu ato
Nós também somos do mato como o pato e o leão
Aguardaremos brincaremos no regato
Até que nos tragam frutos teu amor, teu coração

Abacateiro teu recolhimento é justamente
O significado da palavra temporão
Enquanto o tempo não trouxer teu abacate
Amanhecerá tomate e anoitecerá mamão

Abacateiro sabes ao que estou me referindo
Porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo
Cedo, antes que o janeiro doce manga venha ser também

Abacateiro serás meu parceiro solitário
Nesse itinerário da leveza pelo ar
Abacateiro saiba que na refazenda
Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar

Refazendo tudo
Refazenda
Refazenda toda
Guariroba

2 comments:

Marília said...

Filfo

"Eu e minha sombra na luz do fogo"
Lindo o seu texto,Fê!
O do Gil também.
Só agora vi que não é:
"Amanhã será tomate e à noite será mamão". Mas é isso mesmo que ele queria, né?

Edison Waetge Jr said...

Hahaha, eu também pensava que era isso!