Friday, March 06, 2009

Lago que reflete nossa política

A foto do lago do Parque da Aclimação que foi publicada na Veja S.Paulo desta semana não traduz, de maneira alguma, a desolação de quem, como eu, teve a oportunidade de vê-lo de vazio.

Na semana passada o parque foi reaberto ao público. Praticamente em “estado de sítio”. O cenário que encontrei na sexta-feira, 27 de fevereiro, um dia após a reabertura, era assustador. Um enorme lamaçal com um monte de lixo espalhado pelas margens, assemelhando-se a uma cena que vemos com muita freqüência nas ruas: as bocas de lobo entupidas de lixo. Buracos registravam o desespero dos peixes que tentaram se enfiar na lama para não serem levados pela correnteza que deve ter feito do vertedouro um enorme ralo. Nenhum sinal da vida animal que compunha o ecossistema do lago. Quem chegava ao parque parava para contemplar aquele espetáculo de horror. Naquela manhã, o parque estava silencioso.
Para desespero de quem gosta da natureza, a Prefeitura tomou uma decisão populista e nada sensata: consertar rapidamente a base do vertedouro, criando supostas condições para que o lago volte a ter água. Mesmo com todo o lixo acumulado. Voltei na segunda-feira e a obra de manutenção já estava praticamente concluída. Ontem, o lago começou a ser enchido e a previsão é de que em breve ele volte ao nível anterior.

Lamento profundamente esta decisão porque o melhor para o Parque seria a remoção de todo aquele lixo, a realização de uma obra de desassoreamento das margens e então, somente após a total limpeza, encher novamente o lago. Entretanto nada disso será feito e o lixo permanecerá no lodo que virou o fundo daquela área. Diz a Prefeitura que fará a limpeza com o lago cheio e que isso não trará qualquer prejuízo ao ecossistema. Mesmo que isso aconteça, trata-se de uma estupidez encher um lago que está vazio e sujo para depois remover a sujeira que ficou debaixo d’água e que JÁ ESTAVA AO AR LIVRE PRONTA PARA SER REMOVIDA.

No dia 4 de março o Deputadop Estadual Fernando Capez entrou com uma representação requerindo procedimentoinvestigatório para apuração de responsabilidades. No dia 12 de março represententes da Associação dos Amigos e Usuários do Parque da Aclimação (ASSUAPA) terão uma reunião no Ministério Público para pressionálo a fim de que ele entre, em caráter de emergência, com uma Ação Civil Pública para, via liminar, embargar as atuais medidas da Prefeitura. Se isto acontecer, o lago poderá ser limpo ainda com um reduzido nível de água. As chances, porém, são mínimas. Uma pena. Como sempre, a Administração Pública procura colocar os problemas longe do alcance dos olhos da população.

2 comments:

Leônidas said...

Fernando, deixei seu link no nosso post sobre o tema, no site http://esparta300.blogspot.com.br. Se puder, dê uma olhada. Abraços!

Leônidas said...

Desculpe: http://esparta300.blogspot.com