Thursday, August 28, 2008

É AMARELA. MAS É DE OURO.

"É amarela. Mas é de OURO!" Mostrando orgulhosamente a medalha em suas mãos, de forma elegante e nobre, o técnico José Roberto Guimarães “lavou a alma” repetindo esta frase em suas entrevistas após a conquista do ouro olímpico pela seleção feminina de vôlei.

Injustiçado e rotulado como “amarelão” após o quarto lugar da seleção feminina de vôlei em Atenas, José Roberto enfrentou dias difíceis. Mesmo tendo levado a seleção masculina de vôlei ao historico ouro de Barcelona em 1992, o competente profissional foi perseguido pela Federação Brasileira de Vôlei , pela mídia e pela opinião pública. Somente pelo apoio do Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzmann, o técnico permaneceu em seu cargo e pôde mostrar o quanto valem a seriedade, o planejamento estratégico e o profissionalismo no esporte.

Em sua primeira entrevista após a conquista do ouro feminino, equilibrado e centrado, o técnico agradeceu sua esposa e família pelo apoio nas horas difíceis e disse que sempre teve a certeza da volta por cima. Usando o slogan “a bola vai bater” em alusão à bola que não “caiu” nas Olimpíadas de Atenas, José Roberto reafirmou durante os quatro anos entre uma olimpíada e outra seu voto de confiança na vitória e assim motivou a recuperação da auto-estima das jogadoras. Após todo seu trabalho, finalmente a bola caiu. E nossa medalha chegou. Demonstrando um gostinho de vingança, o líder da delegação explicou a força do seu objetivo traduzido pela frase a bola vai bater : "Quando você está a um ponto de pelo menos ter uma prata e a bola não cai, aquilo não passa". Aliviado e discretamente demonstrando sua emoção, continuou seu desabafo: "Acho que sou um cara de sorte, privilegiado, por ter tido uma nova oportunidade de refazer um trabalho, ter força para isso, mesmo com alguns jogos difíceis que perdemos. Acho que paguei com juros e correção monetária. Vou voltar a sorrir".

Parabéns Josè Roberto, amarelos de vergonha deveriam estar os jogadores de futebol.

1 comment:

Edison Waetge Jr said...

E ainda por cima é são-paulino!