Thursday, August 28, 2008

PERNAS DE LATA CAÇA-NÍQUEIS

Que o atual presidente da CBF não se importa muito com nosso futebol, sobrepondo interesses financeiros aos esportivos, todo mundo sabe. Também é unanimidade nacional a opinião de que Dunga não tem experiência e muito menos competência para comandar nossa seleção. E o Brasil inteiro já sabe que os jogadores preocupam-se mais com seus clubes do que com a seleção, poupando-se fisicamente para atuar nos jogos das ligas européias ao invés de torneios classificatórios e olímpicos. Mas que a CBF é mais importante do que o COB em uma olimpíada, ninguém sabia!

Confesso que não assisti nenhum jogo da seleção masculina de futebol, mas admito que caí na besteira de alimentar esperanças de uma medalha de ouro nesta modalidade. Principalmente por termos aquela "constelação" que teve direito a tratamento VIP com passagens de primeira classe e hospedagem em hotéis de cinco estrelas. Infelizmente, fui obrigado a perder a esperança do ouro ao acompanhar pela internet nosso fiasco perante a Argentina. Esta, porém, não foi a minha maior decepção na pífia participação do futebol na China. O que realmente me revoltou foi a atitude da delegação comandada por Ricardo Teixeira na cerimônia de entrega das medalhas. Ignorando as regras internacionais, os brasileiros subiram ao pódio com o adesivo da CBF precariamente pregado em suas camisas.

Esta postura causou-me indignação pelo fato de uma Federação suplantar um Comitê. Até mesmo constitucionalmente esta hierarquia existe. Como pode uma CBF, responsável apenas por uma equipe componente de nossa DELEGAÇÃO, considerar-se mais importante do que o próprio COB, gerenciador de toda a nossa participação? Não deveria haver hierarquia e disciplina no esporte? Imaginem se, a cada medalha, a federação do esporte vencedor fosse colocar seu escudo por cima da bandeira? Imagem a Maurren indo ao pódio com o símbolo da Confederação Brasileira de Atletismo?
Os jogadores da seleção entraram no estádio olímpico sozinhos integrando a delegação da CBF? Ou entraram como “atletas” integrantes da delegação brasileira? A atitude da CBF é uma quebra de protocolo comparável, por exemplo, a possível decisão de algum Governador ou Prefeito de astear a bandeira do Estado ou Município no mastro mais alto, deixando a bandeira brasileira abaixo. Por pura e simples arbitrariedade.

Na realidade esta ridícula e condenável arbitrariedade da delegação de futebol mostra-nos apenas quem são os dirigentes deste esporte em nosso país e qual o nível de patriotismo e comprometimento com a ética esportiva de nossos “pernas de lata”. É apenas uma clara demonstração de que a eles só lhes importa o seu universo e que estão mesmo olhando para os seus umbigos desprezando acintosamente um país inteiro. Que mais poderíamos esperar de “atletas” que, após perder uma semi-final de copa do mundo caem na balada? Que mais podemos esperar de quem inventa contusões para tirar férias e depois jogar em sua equipe EUROPÉIA? Que mais podemos esperar de quem só pensa em dinheiro? Trata-se mesmo de uma seleção caça-níqueis composta por um bando de pernas de lata.

2 comments:

Waldomiro Lessa said...

Rídicula mesmo a atitude do "dono" do futebol´brasileiro, resultando no que vimos.
Porém não menos ridícula,a direção do COB querendo explicar o sucesso da nossa delegação que se valeu mais do merito pessoal de alguns, do que ação dele para se chegar as nossas parcas vitórias.

Edison Waetge Jr said...

Como bem observou minha mãe, no dia do jogo com a Argentina o Ronaldinho atrasou todo o protocolo de entrada em campo para ajeitar o seu meião. Todo mundo ficou parado aguardando. Evidentemente isso não foi a causa da derrota, mas demonstra o pouco caso que o atleta faz pelo evento.
Ou será que nosso problema é com o fornecedor do meião? - vide Roberto Carlos, na Alemanha, essa sim causa direta do gol que tomamos da França.
Agora, se o próprio Dunga disse antes dos Jogos que a Olimpíada não era uma prioridade para a CBF, que mais poderemos esperar dos jogadores, alguns até esforçados?