Tuesday, August 19, 2008

MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Construída no iníco da década de 40 em estilo neoclássico francês, a mansão que hoje abriga o Museu da Casa Brasileira pertenceu ao casal Crespi Prado e foi um dos últimos casarões deste gênero a serem levantados em São Paulo.
Descendente da tradicional família Prado, Fábio da Silva Prado (1887-1963), estudou engenharia na Bélgica (Universidade de Liége) e regressou ao Brasil influenciado pela estética Européia dos anos 20. Tomado pela veia política da família, Fábio foi Prefeito de São Paulo de 1934 a 1938, em uma marcante passagem pelo executivo municipal. Em sua gestão foram inicadas as obras das avenidas 9 de julho, Rebouças e Anahngabaú, Viaduto do Chá e o Estádio Municipal do Pacaembú. Apaixonado por artes, criou em 1935 o Departamento de Cultura Municipal, cujo primeiro diretor foi Mário de Andrade.
Casado com Renata Crespi, Fábio, ao longo de sua união de mais de 40 anos, acumulou obras de arte que hoje compõem o acervo da Fundação Crespi-Prado. Dedicada em sua vida a obras sociais e culturais, após a morte de seu marido, Renata Crespi da Silva Prado, sem filhos, doou seu casarão e todas as preciosidades da família à Fundação Padre Anchieta com o intuito de que ali se preservasse a história da família e as peças de arte ao longo de tantos anos acumuladas. Poucos anos depois, no Governo de Abreu Sodré, foi inaugurado o Museu da Casa Brasileira, que hoje, além de toda a coleção do casal, permanenetemente exposta, conta com exposições temporárias.
Outro interessante ponto alto deste museu é o jardim de 6.000 metros quadrados, planejado nos moldes do paisagismo europeu de meados do século passado. Este novo conceito foi trazido pela aristocracia cafeeira paulista que, em suas mansões, criava espaços verdes para festas e passeios, deixando de lado os antigos quintais, espaços, ainda que nas cidades, utilizados para plantação de hiortas e criação de animais como porcos e galinhas. Na realidade, uma adaptação brasilleira dos jardins dos palácios e palacetes da Europa.
O Museu da Casa Brasileira é, sem dúvida, um dos pontos turísticos de São Paulo que merece ser visitado. Aos domingos o Programa Música no Museu traz concertos e shows gratuitos de vários gêneros musicais realizados sempre as onze horas da manhã. Um pequeno e charmoso restaurante chamado Quinta do Museu, serve pratos ao ar livre com a agradável vista do jardim dos Prado. Nos meses de agosto e setembro duas exposições temporárias valem ser visitadas: Utopias Arquitetônicas Chilenas e A casa Xinguana (sobre as casas indígenas do Alto Xingú).
O Museu está aberto ao público de terças a domigos das 10 as 20 hs, sendo, nos domingos, a visitição gratuita.

1 comment:

Edison Waetge Jr said...

Bela dica!