Friday, December 12, 2008

BOA VIAGEM

Boa viagem aos "que têm coragem, aos que tão aqui, prá qualquer viagem."
Sou viajante errôneo pelos cantos, encantos e desencantos desta vida. Vivo todo dia alimentando sonhos e buscando ilusões, passando por esta longa e desconhecida "trilha" sem mapas, sinais de trânsito ou mesmo GPS. Quando aluguei um carro com GPS no Rio de Janeiro senti a esquisita sensação de alguém estar me dizendo para onde ir. Nem com um GPS consegui me entender. Acabei por deixá-lo falando sozinho no porta-luvas até a hora em que o desliguei fazendo-o silenciar.
Sinto-me só em meu caminhar, sem algum guia turístico, o que me deixa forte o bastante para seguir em frente contando com minha coragem e minha fé. Ando com fé "porque a fé não costuma falhar". Tenho meu destino em minha mão acreditando nas passagens e ritos de despedida, nos ciclos, nas idas e vindas desta vida. Hoje caminho acreditando que a vida é imprevisível. Que, quanto mais eu tento dominá-la, mais ela me mostra seus caprichos.
Não sou cartesiano, não acredito em nada sistêmico ou processual (pelo menos em minha vida pessoal). Na profissional, luto para fazer as organizações entenderem que são feitas de pessoas e não processos. Que os processos só serão bem sucedidos se pessoas capazes os planejarem. Os processos "per si" são só os processos. Quem define os processos é a chave do sucesso. O grande problema é que se procuram pessoas capazes de executar processos e não definir processos.
Em minha vida pessoal acredito em papéis que exercemos à medida em que estamos presentes em lugares e situações diferentes. Nunca sou. Sempre ESTOU. Por isso a vida é uma viagem sem destino certo onde a estação final nunca tem fim. Estou sempre de viagem ou à procura de uma viagem. Nunca estou ou estarei plenamente satisfeito. Sempre estarei em busca de algo que nem sempre sei o que é, mas que, certamente, mais à frente me levará. Não sou do tempo, não estou no meu tempo. Estou adiante do dia de hoje. Vivo o agora, mas sempre estou sonhando com o amanhã. Jeito aquariano de ser para quem acredita em astrologia. "Viadagem" para quem não vê algo acima do chão.
Estou aqui. Amanhã estou ali. Mas sempre estou comigo. Fiel a meus princípios e ideais de vida. Fiel ao momento em que estou presente. Contando e levando comigo aquilo que é mais precioso, mais importante para mim; na realidade, meus únicos e maiores bens: minha inteligência e minha capacidade de produzir. Com elas finco meus pés na viagem da vida.

2 comments:

Edison Waetge Jr said...

Ah, que luta essa do terceiro parágrafo!!!! Às vezes quase entrego os pontos...

Marília said...

Boas viagens, Fafilfo!