Tuesday, December 30, 2008

TORRES QUE DEIXEI PARA TRÁS

Começo a sentir que o ano se acabou. Foram precisos vários dias de férias para "digerir" toda a avalanche que passou por cima de mim e todo meu hercúleo esforço para me manter são e de pé enfrentando corajosa e dignamente as dificuldades que se apresentaram em minha vida em 2008. Foi um ano sabático, que me pôs à prova e tirou o melhor de mim; um ano do qual jamais me esquecerei e que fez de mim um homem mais forte e maduro, mais corajoso e muito mais inteiro. Um ano onde me encontrei nos meus desencontros, me aventurei por corredores escuros e vazios, perguntei e não tive respostas, chamei e não fui respondido, sofri em minha escalada nada guiada . Um ano em que desafiei minha própria capacidade de me superar. E esta capacidade de me superar veio da solidão, do encontro com o silêncio que jamais tinha vivenciado e tanto me fez sofrer.
Neste ano de sonho e pesadelo, um sentimento ficou encravado em meu coração: a capacidade de compartilhar. Cada vez mais, em todas as minhas atitudes, vejo que a vida não tem sentido se nossa passagem por ela não for compartilhada. Acredito em vida após a vida, mas isso não tira a minha obrigação de procurar ser feliz e buscar a felicidade enquanto estiver vivo NESTA VIDA. E nela o amor deve vir antes de mais nada para ser verdadeiramente compartilhado. E esta escolha é fundamental: com quem compartilhar verdadeiramente o amor. Este ano me provou que esta sensação é única e inigualável. E, verdade seja dita, nunca antes nesta vida havia sentido de forma tão genuína e espontânea a capacidade de compartilhar minha caminhada ao lado de pessoas tão importantes para mim. Esta foi a maior marca deste ano que espero levar para sempre. Fui capaz de compartilhar com as mais diversas pessoas de diferentes núcleos e círculos, minhas dificuldades e problemas. Com coragem expus minhas fraquezas e busquei as mãos de quem tinha força para me ajudar a caminhar. Cada qual da sua maneira. Consegui tirar proveito do privilégio que é ter amigos diferentes com as mais diversas visões de mundo. Em conversas francas e abertas pude aprender com cada um deles as experiências (boas e ruins) de suas vidas e com elas tentar mapear meu caminho tribulado. Finquei bandeira em relacionamentos de grande troca de amarguras e dúvidas, ao mesmo tempo em que descobria que as pessoas (inclusive eu) tendem a se esconder em suas próprias "vidas criadas". Vi quem são e foram meus verdadeiros amigos e quem não pôde me ajudar, ainda que eu estivesse esperando muito de certas pessoas. Nesta caminhada tive algumas decepções, o que me deixou triste, porém aqueles que me deram suas mãos compensaram minha tristeza por aqueles que pouco ou nada me ajudaram.
Tirei algumas máscaras que ainda me afastavam de meus pais em um lindo processo que se iniciou há um ano no final de 2007 e consegui iniciar um relacionamento mais aberto, maduro e menos recheado de expectativas e cobranças. Cobrei mais de mim para as coisas essenciais ao mesmo tempo em que aprendi a cobrar menos de mim para as coisas menos relevantes. Pavimentei parte de minha avenida, iluminei minha cidade e aprendi a dar valor ao que só as crianças podem nos ensinar. Adorei ser o "tio Fê" da criançada mantendo cada vez mais vivo aquele moleque que vive dentro de mim. Pobres daqueles que fecham seus olhos para as crianças e toda sua sabedoria, pois foram elas que muito me ajudaram nesta caminhada, ensinando-me com sua pureza mais do que alguns adultos "já formados". Os meus "sobrinhos" de 2008 foram fundamentais para que eu chegasse até aqui.
Assim vivi esta passagem de 2007 para 2009 com 2008 no meio. Uma ponte, uma verdadeira ponte. Que me faz lembrar da da frase de São Francisco de Assis: "somente depois que deixares uma cidade saberás a que altura se elevam suas torres". Ainda não descobri a altura das torres da cidade que deixei para trás, só o que sei é que deixei um vilarejo para pegar a estrada em direção a outro destino. E nessa caminhada, passo a passo, decobrirei a que altura estão elevadas as torres que deixei para trás.

3 comments:

Dudalessa said...

Feliz 2009 Fê !
Que ele seja realmente um Ano Feliz...Você merece!

Marília said...

Boa caminhada!!!

AVeloso said...

Fe,

parece que 2008 tambem serviu para confirmar o que nos, seus amigos, ja sabiamos...que voce tem forca e jeito para superar enormes obstaculos - so faltav acreditar mais que isso era possivel...com um puco de atraso , que 2009 seja um ano ainda mais iluminado e cheio de realizacoes - e qua gente consiga se ver um pouco mais, porque os amigos fazem muita falta...

um abraco !