Wednesday, December 03, 2008

Espírito de servir

Munida apenas de uma mochila e muito espírito solidário, a dinamarquesa Jytte Nacht, 63 anos, tomou, no domingo, um avião rumo a Navegantes (Santa Catarina). Quando lá chegou, pegou um táxi e pediu que o motorista a levasse para Itajaí.
O exemplo desta dinamarquesa, há 43 anos radicada no Rio de Janeiro, chamou minha atenção em notícia publicada hoje na Folha de São Paulo. Mãe de 2 filhos, um com 38 e outro com 20 anos, casada e confortavelmente instalada na zona sul carioca, a corajosa voluntária declarou que o que a motivou a viajar para o Sul foi o fato de ter se cansado de ver tanto sofrimento e nada fazer. Como seu último filho deixou sua casa este ano, ela simplesmente resolveu ocupar seu tempo contribuindo com os catarinenses em dificuldades.
Instalada em Itajaí há três dias, a dinamarquesa tem trabalhado incansavelmente na separação dos bens que chegam até a cidade. Separando roupas de alimentos e ítens de higiene pessoal, parando apenas para um rápido lanche de barra de cereal, esta brasileira de atitude, passa horas a fio organizando aquilo que chega até os desabrigados daquela cidade.
Assim como Nacht, centenas de pessoas que se voluntariaram para ajudar os carentes de Santa Catarina têm sido fundamentais para o auxílio aos atingidos pelas terríveis enchentes que devastaram aquela região. Pena que o contingente esteja ficando menor já que a trajédia se prolonga por mais tempo do que o esperado. Segundo autoridades locais, o número de voluntários reduziu nesta semana em relação às anteriores, sendo a falta desta mão-de-obra extremente sentida pela força de trabalho que atua no local.
Á Jytte Nacht e todos os voluntários que estão em Santa Catarina, minha mais profunda admiração pelo seu verdadeiro espírito de servir e capacidade de estender suas mãos.

No comments: