Friday, December 12, 2008

TRILHOS DA HISTÓRIA

Foto de um trem no porto de Santos em 1935

Levado pela chamada na capa, ao invés de abrir primeiro no caderno de esportes, ontem abri o jornal no caderno de Turismo. Notícia da Folha dava conta de que um expresso turístico vai, a partir de fevereiro de 2009, fazer um passeio saindo da Estação da Luz e chegando a Jundaí com vagões restaurados.

Convidado pela CPTM, o repórter William Vieira fez o primeiro passeio promovido pela empresa para jornalistas, convidados e funcionários. A matéria relata a viagem de uma hora e vinte minutos neste trecho percorrido pela antiga Cia Paulista, empresa inglesa que fazia a ligação do porto de Santos ao interior paulista desde meados do século XVIII.
A proposta deste passeio é impulsionar o turismo da região, apostando em pacotes que possam levar turistas para as festas regionais das frutas, visitas à antigas fazendas da era do café e à Serra do Japi. Uma atração turística merece especial atenção, o museu da antiga Cia. Paulista, que conta um pouco da romântica história dos trens que transportavam café e imigrantes, ligando o interior e Santos à capital paulista. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-0550121.

Como apaixonado por trens que sou, certamente, tão logo este passeio entre em operação, serei um dos primeiros a percorrer os trilhos desta história.

3 comments:

Marília said...

O vô Zuza, se pudesse, certamente iria com você,

Fernando Lessa said...

Lembro do vô me levando para fazer o passeio da LUZ até Santos na EFSJ (Estrada de Ferro Santos Jundiaí). Por causa dele (e de meu pai) sou apaixonado por trens.

Edison Waetge Jr said...

Eu também fiz esse passeio com ele!