Thursday, July 03, 2008

COMEÇAR DE NOVO

Cada momento de minha vida é marcado por uma trilha sonora. Elejo músicas que traduzem o que sinto e sigo minha caminhada embalado (ou embolado). Seja pela profunda alegria de poder sonhar acordado, seja pela tremenda saudade do inesquecível momento que não volta, seja pela coragem que à vezes falta, seja pelo sofrimento que a solidão traz. Em todos estes momentos várias músicas têm me acompanhado e, toda vez que ouço uma que já fez parte da trilha sonora de minha vida, lembro-me do exato momento em que a ouvi e de tudo que àquela época se passava em minha vida.
Neste inesquecível e sabático mês de junho uma única canção eu ouvia ao acordar e em vários monentos do dia quando perdia a sensação de estar pisando no chão: a linda Começar de Novo criada por Ivan Lins e Vitor Martins. Ela traduzia tudo o que sentia e me abastecia com a força que eu precisava encontar em mim mesmo para não enfraquecer. Foram dias difícílimos, onde cheguei quase ao meu limite de dor e solidão, mas consegui vencê-los com muita coragem acreditando em um novo recomeço. Acreditando em mim mesmo e em meu maior ativo: a minha ética, meus valores morais e minha capacidade de trabalho. Nutrindo uma enorme esperança (documentada aqui neste BLOG) por uma mudança em minha vida.
Pois ela chegou e há três dias vivo no meio daqueles que deveriam ser meus colegas de trabalho caso eu tivesse acertado ao escolher o jornalismo como profissão. Estou no meio de uma redação e junto com outros três colegas que compõem a equipe comercial da revista Imprensa sou uma "avis rara". Porém sinto-me à vontade naquele ambiente onde se discute CONTEÙDO (notícias, projetos editoriais, prêmios de jornalismo e literários, livros e exposições). Estou no meio de pessoas que pensam e valorizam a inteligência como maior ativo. Não pensam em produtos e preços: pensam em idéias. Vivem de idéias e de fatos. E de contar os fatos, analisar os fatos, discutir os fatos e se posicionar sobre os fatos. Não estou no meio de covardes ou "vaselinas" que não se responsabilizam por suas opiniões. Ao contrário, estou entre quem emite e publica suas opniões. Como eu sempre sonhei em fazer e este BLOG hoje me possibilita realizar parte deste sonho.
Foi um mês doído, sacrificado, mas hoje tenho uma antes desconhecida sensação de felicidade porque fui capaz de me colocar onde me sinto confortável e próximo daquilo que mais amo: A PALAVRA. E a sua mágica utilização para contar histórias, notícias, romances, contos, crônicas, fazer rimas de poemas e trovas de cordel. Meu amor maior está agora bem ao meu lado e com ele pretendo seguir em minha vida. Cantando e contando histórias de sonhos que se tornam possíveis pela coragem de quem não perde a mania de ter fé na vida.
Segue abaixo a letra da canção composta em 1978

COMEÇAR DE NOVO

Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido
Ter me rebelado
Ter me debatido
Ter me machucado
Ter sobrevivido
Ter virado a mesa
Ter me conhecido
Ter virado o barco
Ter me socorrido

Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido
Sem as tuas garras
Sempre tão seguras
Sem o teu fantasma
Sem tua moldura
Sem tuas escoras
Sem o teu domínio
Sem tuas esporas
Sem o teu fascínio

6 comments:

Edison Waetge Jr said...

Como eu já te falei, você é f...
Parabéns e boa sorte. Gostar e entusiasmar-se com o próprio trabalho é realmente mágico.
Abração!

Fernando Lessa said...

Valeu Junior, obrigado pelo apoio presente e amigo (mesmo à distância). Deu certo, no sufoco!

Marília said...

Que bom, Fê! Você merece. Deus te acompanhe sempre.

Marília said...

Que bom, Fê! Você merece. Deus te acompanhe sempre.

Waldomiro Lessa said...

Continue sempre assim,tente ser voce mesmo até onde puder.Deus te acompanhe sempre no seu caminho.

Dudalessa said...

Da vida a gente leva o que planta... e o que merece.
Bjs.