Friday, July 04, 2008

SHALOM INGRID BETANCOURT

Ao contrário do que comumente se pensa, o significado mais profundo da palavra 'shalom' não é paz. Em hebraico a palavra 'shalom' vem da palavra 'shalem' - que significa inteiro, completo. A relação com a paz vem da idéia de que para se alcançar a paz dentro do povo de Israel era preciso que eles estivessem completos. Isto é, somente não deixando ninguém de lado e tendo atingido a força maior através da união das forças de todos, é que eles iriam obter a bênção completa.
Esta interpretação remete-me ao caso da heróica Ingrid Betancourt. Em sua primeira entrevista coletiva a ex-candidata à Presidência da Colômbia declarou ter pensando em se matar quase todo os dias nos últimos anos. Mas que não o fez por imaginar o que seus filhos pensariam dela. "A tentação do suicídio era permanente em todos os reféns e alguns chegavam a "ensaiar" este suicídio. No meu caso, a tentação era diária, no sentido de pensar no suicídio e dizer: Será uma opção? Serei capaz? O que meus filhos vão pensar? Mas sempre desistia porque tinha uma base muito forte, que era o programa de rádio diário pelo qual me punham em contato com minha mãe, que dizia o que estava acontecendo com minha família, meus filhos".
Não tivesse Ingrid a "base muito forte" (que não foi o programa diário de rádio, mas sim sua própria força interior), não estivesse ela (ainda que pensando em suicídio), inteira e completa, não teria recebido a bênção completa da libertação.
SHALOM INGRID BETANCOURT!

2 comments:

Marília said...

SHALOM, Ingrid!
Também me comove muito a história dessa mulher.
SHALOM, Fê!

Marília said...

SHALOM, Ingrid!
Também me comove muito a história dessa mulher.
SHALOM, Fê!