Friday, October 17, 2008

FORÇA "CASÃO"

Após um ano internado em clínica de recuperação para dependência química, o ex-jogador Walter Casagrande Júnior terá amanhã sua primeira aparição na televisão. "Casão", como é mais conhecido, volta à televisão em entrevista ao programa Altas Horas que vai ao ar na madrugada do próximo domingo.
Sempre tive muita simpatia por Casagrande e acompanhei sua trajetória de jogador e comentarista. Como jogador, no auge da sua carreira, apesar de ter feito muitos gols pelo Corinthians contra o São Paulo, amirava seu estilo (ou falta de estilo) goleador. Técnica mesmo ele não tinha: não importava o jeito, se a bola quicava na área, lá estava o "casão" pra mandar pra rede. Seu comportamento irreverente, para muitos sinônimo de indisciplina, era bastante controvertido. Sua resposta, porém, era dada nos placares. E assim ele mantinha sua condição de titular.
Recordo-me do episódio em que foi preso portando maconha após um show da Rita Lee no Ibirapuera. Casagrande tinha subido ao palco para cantar junto com ela a música "ôrra meu" e barbarizou no refrão empolgando a platéia com o refrão: "Guerrilheiro,Forasteiro,Ôrra meu!". O Ibirapuera "foi abaixo". Eram os tempos da democracia corintiana e a obrigatoriedade da concentração fora abolida. Em plena sexta-feira (dia em que os clubes tradicionalmente entram em concentração para os jogos de domingo), lá estava ele curtindo a vida adoidado. Ao ser preso, não negou o uso da droga e teve a coragem de enfrentar a imprensa. E a enfrentou abertamente (com o apoio de Rita Lee) assumindo sua atitude de forma honesta perante a torcida e a opinião pública.
Mais de vinte anos depois deste episódio, ainda lutando contra o vício, Casagrande demonstra esta mesma postura ao declarar que seria hipocrisia participar de alguma campanha contra o uso das drogas porque continua dependente químico. Declarou, também, estar doente e em processo de recuperação. Admiro esta franqueza e honestidade e acredito, sinceramente, na recuperação do ex-jogador que disse ter voltado a usar drogas por sentir falta da adrenalina dos estádios lotados para clássicos após a posentadoria. Não deve mesmo ser fácil estar em uma micro-cabine de televisão comentando (com propriedade e realismo!) a vida que se viveu durante muitos anos. Não deve ser fácil estar tão próximo do campo sem poder entrar na área para mandar uma bola pra dentro do gol. Não julgo esta justificativa, entendo e respeito muito sua dificuldade em lidar com a ausência dos gramados. "Casão" conta que nunca abandonou definitivamente as drogas e que nos últimos tempos seu grau de dependência se agravou, sendo que ele passou por quatro overdoses, uma delas na frente de seu filho de 12 anos.
A volta de Casagrande aos campos para comentar jogos ainda não está definida. Dependerá da evolução do seu processo de desintoxicação. Esta entrevista foi o primeiro passo de um lento e gradual retorno até que o ex-jogador sinta-se inteiramente recuperado para o exercício da função de comentarista.
Força "casão" ! A Globo precisa dos seus comentários para ficar menos chata.

1 comment:

Edison Waetge Jr said...

Não deve ser fácil largar de repente o glamour e cair na vida comum. Essa certamente não foi a causa de seu vício, pois já o tinha antes, mas não ajuda nem um pouco.