Thursday, October 02, 2008

MEU AVÔ LUDOVICENCE

Adoro aprender. Mas, quando aprendo algo novo, ao mesmo tempo em que fico feliz por ter aumentado minha bagagem cultural, sinto-me ignorante por não ter sabido de algo que já poderia ter aprendido. Principalmente quando trata-se de algo simples como o que hoje aprendi, durante o almoço, conversando com o diretor de uma empresa que tem uma de suas filiais em São Luís do Maranhão.
Desde pequeno tenho enorme fascinação por esta cidade. Meu tio, Orígenes Lessa, publicou um de seus mais famosos romances, Rua do Sol, baseando-se em sua infância em São Luís do Maranhão. Meu avô materno carregou a vida inteira o sobrenome Maranhense, justamente por haver nascido em solo maranhense. Seu nome não era dos mais fáceis, Zwinglio, que, somado ao sobrenome Maranhense, causou-lhe poucas e boas confusões na vida. Enfim, maranhense não só no mome, mas também de coração, cresci ouvindo de meu avô as histórias da sua São Luis do Maranhão. Lembro-me de uma viagem que ele fez com minha avó, quando eu era pequeno, trazendo de lá não só histórias românticas como as mais lindas fotos dos antigos casarões de seu centro histórico.
Desde então nutro por São Luis uma paixão platônica, alimentando o sonho de pisar em solo maranhense. E por isso, toda vez que se fala em maranhão, esqueço-me da miséria que assola aquela terra onde ainda impera o coronelismo, e viajo até a cidade onde a pobreza inspira a poesia da vida. Esqueço-me dos Sarney e entro "em alfa", conectando-me com a São Luis da Rua do Sol 104, número da casa onde cresceu meu avô naquela cidade.
Vagando por minhas memórias enquanto a conversa fluia, "acordei" quando nosso interlocutor soltou a seguinte pérola: "assim são os ludovicences". Imediatamente indaguei o significado desta palavra, até então, totalmente desconhecida para mim. Qual não foi a minha surpresa quando ele respondeu que ludovicence é quem nasce em São Luis do Maranhão. Puxa vida, tive um avô ludovicence. E eu não sabia. Imaginem se seu nome tivesse sido Zwinglio Ludovicence ao invés de Zwinglio Maranhense?

6 comments:

Edison Waetge Jr said...
This comment has been removed by the author.
Edison Waetge Jr said...
This comment has been removed by the author.
Edison Waetge Jr said...

A propósito, gostei do novo leiaute do seu blog!

Edison Waetge Jr said...

Aposto que o vô sabia o que é ludovicence...

P.S. Desculpe a bagunça com os comentários aí em acima...

Fernando Lessa said...

Jr.

Obrigado pelo elogio quanto ao "leiaut"!

Seguramente o vô sabia o que é ludovicence. Ele sabia o que era musorídeo (rato em latim)

Waldomiro Lessa said...

Mas papai tinha atração por nomes dificeis , não?