Thursday, October 30, 2008

BRASILEIRÃO ELETRIZANTE

O campeonato brasileiro está pegando fogo. Nada está definido e cada ponto ganho ou perdido faz (e fará) muita diferença. A rodada de ontem foi eletrizante e, com a derrota do Grêmio, o São Paulo empatou em número de pontos com o tricolor gaucho. O time de Celso Roth, porém, leva vantagem sobre o de Muricy Ramalho por ter 17 vitórias contra 16. Mas o tricolor gaúcho ganhou apenas 18 pontos em 13 jogos do returno, ao passo que o tricolor paulista ganhou 26. Ou seja, na reta final, o Grêmio ganhou apenas 46% e o São Paulo 66% o que coloca o São paulo como o melhor time do returno do campeonato e com chances reais de chegar ao tricampeonato brasileiro.
Confesso que nunca fui muito fã do formato de pontos corridos que o campeonato brasileiro tem tido nos últimos anos. Sempre gostei mais dos tradicionais jogos de ida e volta ou "mata-mata" nas oitavas, quartas e semifinais que tanta emoção (ou desgosto) trazem em campeonatos como a Libertadores ou a Copa do Mundo. Mas devo dizer que este ano estou empolgado com a reta final do nosso campeonato. Desde que começou a ser disputado por pontos corridos, não me recordo de nenhuma edição do brasileirão em que a hegemonia de um clube não tenha prevalecido por longas rodadas até a confirmação (algumas vezes antecipada!) do campeão. Só que dessa vez nada está definido e tudo pode acontecer. Cada rodada mostrará um novo cenário que, se tudo continuar assim, terá sua inacreditável definição apenas na última rodada (como no emocionante campeonato de F-1 deste ano). E, como declarou o Felipe Massa, "é mais fácil o São Paulo ser campeão do que ele". Vou torcer pelos dois.

Apesar de sempre ter lido e ouvido os entendidos em futebol dizerem que este era o critério mais justo de premiação para o time mais competente (nem sempre regular) ao longo do campeonato, costumava dizer que nada substituia a emoção dos jogos decisivos nas etapas finais. Mas, com a emoção que ainda está por vir nas próximas seis rodadas do campeonato brasileiro, devo admitir que desta vez o páreo está duro e mais emocionante do que se tivéssemos o tradicional formato dos jogos eliminatórios.

E nestes próximos jogos, enquanto meu tricolor estiver vivo, vou cantar e gritar:

"Vai lá, vai lá, vai lá

Time do coração!

Vamo São Paulo, vamo São Paulo,

Vamo ser campeão!"



1 comment:

Edison Waetge Jr said...

ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ TRICOLOOOOOOOOR!!!!!