Wednesday, October 15, 2008

PESQUISA APONTA EXISTÊNCIA DE 133 MILHÕES DE BLOGS

O portal Technorati publicou, em setembro, a edição atualizada da pesquisa "State of Blogosphere". Nela, contabilizou a existência de 133 milhões de BLOGS no mundo (criados a partir de 2002) publicados em 81 idiomas.
A pesquisa classifica esse tipo de ferramenta como um "fenômeno global" que gera, em média, a incrível marca de um milhão de posts por dia. Além disso, outra revelação importante merece atenção: metade dos "blogueiros" tem mais de uma página, sendo que alguns já alcançam a marca da oitava página pessoal.
Por motivos didáticos o Technorati divide os blogs em três categorias: aqueles que publicam assuntos de interesse pessoal e particular, outros que abordam temas profissionais (compartilhando informações pertinentes ao exercicio de uma profissão ou seu mercado) e, por último, o grupo de blogs corporativos (sobre e para uma empresa). Os resultados apontam que a esmagadora maioria de blogs é de interesse particular (a cada cinco blogs, quatro são de cunho pessoal). Ainda neste primeiro levantamento, o portal indica que dois terços dos blogueiros são homens (70%) e possuem nível universitário. Apesar de ter sido ministrada em inglês, os pesquisadores ressaltam que foram ouvidos usuários de 66 países e foi constatado que a maioria não vive próximo às áreas das grandes metrópoles.
Como motivação para "blogar", os entrevistados apontaram seu desejo de expressão pessoal e relacionamento com pessoas que têm as mesmas idéias, sendo o BLOG uma grande fonte de satisfação pessoal. Apenas 42% dos entrevistados manifestou interesse em receber retorno financeiro através de seus blogs algum dia.
Fonte: redação do portal imprensa

No comments: